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Saiba os 4 fatores que estão transformando os benefícios em saúde nas empresas

Sabemos que a oferta de benefícios é uma prática antiga utilizada pelas empresas, pois ajuda a reter e contratar talentos para a equipe. O que se percebe é que esse recurso também passa por inúmeras transformações a partir da evolução da tecnologia e da digitalização dos processos. Agora, mais que nunca, é fundamental que gestores de RH, diretores e executivos estejam atentos às tendências.

Ao falarmos em saúde esse cuidado deve ser redobrado, pois praticamente todas as empresas brasileiras oferecem alguma vantagem relacionada à medicina e ao bem-estar de seus colaboradores, segundo a 30ª Pesquisa de Benefícios Corporativos, elaborada pela Mercer Marsh Benefícios.

Assim, é necessário saber o que move a área e quais são as demandas passadas pelos colaboradores a fim de entregar sempre a melhor solução para todos. Pensando nisso listamos para você fatores que contribuem para essa transformação.

4 fatores que estão transformando os benefícios em saúde nas empresas


1 – Saúde em primeiro lugar!

Essa foi uma das mudanças significativas que a pandemia de covid-19 trouxe para a sociedade: A maior preocupação com a saúde!

Grande parcela da população aproveitou os últimos dois anos para realizar check-ups ou fazer pequenas intervenções cirúrgicas. Isso, evidentemente, exigiu mais da oferta de benefícios em saúde que as empresas costumam oferecer a seus colaboradores.

É perceptível que a adoção de hábitos mais saudáveis está em pauta em diferentes classes sociais, e com isso mais visitas a médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais de saúde.

Levando-se em consideração que essa tendência não deve ser passageira, cabe às empresas, portanto, se adaptarem a essa realidade para suprir a demanda crescente por vantagens na área médica.

2 – Foco na experiência e no desejo do colaborador

A satisfação do colaborador tornou-se de extrema importância para as empresas e em função disso diversas medidas são adotadas pelos setores de RH mundo afora, colocando os desejos e as vontades dos profissionais em primeiro plano na elaboração das estratégias a serem realizadas em gestão de pessoas.

Isso também vale para a oferta de benefícios na área da saúde. Por muito tempo, as organizações cediam o mesmo tipo de plano para todo o quadro de colaboradores – e não se importava se ele atenderia todos com qualidade. Hoje, porém, sabe-se que cada indivíduo tem uma necessidade diferente em relação aos cuidados com a saúde – e é dever do gestor identificar isso e encontrar alternativas para resolvê-los.

3 – Flexibilidade é a palavra-chave

O momento pede que as empresas de adaptem à realidade de seus colaboradores, permitindo que possam tirar proveito da melhor forma possível. Demonstrar flexibilidade é a nova regra entre líderes e gestores.

No caso dos benefícios em saúde, o melhor caminho é oferecer um leque de opções para que cada colaborador faça suas escolhas dentro do que ele propõe como vida saudável. Se deseja uma cobertura completa, que assim seja. Se prefere optar por uma assistência ou plano específico, que seja atendido. O importante é o poder e a liberdade de escolha da pessoa.

4 – Eficiência com redução de custo

Por fim, é preciso reconhecer que a oferta de benefícios em saúde não foge do lema empresarial. Isto é, alcançar a máxima eficiência (a satisfação dos colaboradores) com custos mínimos para o caixa da companhia. Quanto mais o gestor de RH conseguir condensar esse pacote em uma mesma plataforma, melhor para os cofres e para a operação do negócio.

Felizmente já existem empresas especializadas em resolver esse problema corporativo. Por meio de parcerias com empresas de saúde, essas companhias criam diferentes processos que facilitam a elaboração de planos sob medida. Assim, todos têm acesso a planos de saúde e demais produtos que melhoram a qualidade de vida como um todo – não importando se é funcionário de uma grande multinacional ou um microempreendedor individual.


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Healthcare Corretora de Seguros, Gestão de Benefícios e Planos de Saúde Empresariais

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